Design

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: PAP20009
Sigla: DSGN
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PAP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Fernando Alberto Pinho Alves
Corpo docente: Fernando Alberto Pinho Alves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais, teóricas e práticas, no que respeita ao design de produto e design gráfico. Pretende-se desenvolver competências que sejam facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais nestas áreas do design. Essas competências desenvolvem-se através da execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os seguintes:

Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica
Revela autonomia na abordagem e na resolução de problemas
Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos
Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de produto
Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design gráfico
Identifica princípios de organização visual em elementos compostos
Desenvolve projetos gráficos no domínio do design de produto e design gráfico.

Programa

O desenvolvimento de produtos de design envolve uma grande variedade de competências que vão desde o planeamento e gestão de projetos até à conceção e posterior apresentação dos produtos daí resultantes.
Assim, esta unidade curricular pretende desenvolver uma dinâmica de trabalho, no âmbito do desenvolvimento de projetos de design de produto e design gráfico, permitindo ao aluno apropriar-se de uma visão geral das problemáticas inerentes ao seu processo de desenvolvimento.
Pretende contribuir para a compreensão dos resultados de design de produto e design gráfico como elementos fundamentais na comunicação face ao atual panorama social, económico e cultural, assim como estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza artística e visual.


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
- A discussão e análise de peças de design de produto, nomeadamente embalagens.
- O estudo da anatomia de fontes.
- A conceção e concretização de projetos de design de produto e de design gráfico, nomeadamente a criação de uma proposta de embalagem para garrafa de um produto regional, o Moscatel de Setúbal.
- A apresentação e discussão de trabalhos.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

Espera-se que cada estudante:
- Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
- Participe na análise e discussão dos produtos em análise.
- Execute os trabalhos propostos.

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
- Participação na componente teórico-prática 20%
- Proposta de embalagem 50%
- Proposta de garrafa 30%

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Prazos de entrega a combinar com o docente.

Bibliografia Principal

SWAN, Alan;Bases del diseño gráfico, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 (no SDI:744 SWA-BAS)
BONNICI, Peter;Linguagem Visual. O misterioso meio de comunicação. , Lisboa: Destarte, Representações e Edição, Lda, 2000 (no SDI da ESE/IPS)
GORDON, Bob e GORDON, Maggie;O guia completo do design gráfico digital, Lisboa: Livros e Livros, 2003 (no SDI: 744(076) DES - 21321/03)
DABNER, David;Guia de Artes Gráficas: Design e Layout – Princípios, decisões, projectos, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 (no SDI:74(036) DAB-OUI 30120/11)

Observações

A orientação tutorial terá como objetivo orientar os trabalhos em curso. Decorrerá em pequeno grupo ou individualmente, quando necessário, e poderá ser realizada presencialmente ou à distância, recorrendo à plataforma moodle disponível para tal ou ao correio eletrónico.

Página gerada em: 2024-05-21 às 15:11:15